Aprendi a gostar de ler ao ouvir minha avó paterna ler a bíblia nas noites em que eu dormia na casa dela, lá mesmo li alguns livros dos donos da casa em que ela morava. Comecei com uns poemas e depois me interessei por histórias que me ” transportavam ” para os lugares os quais, para quem morava no sítio, como eu, parecia quase impossível chegar. Nesse período a biblioteca mais próxima ficava a aproximadamente 18 km de distância e nem sempre era viável a locomoção até ela; às vezes sem meio de transporte, outras, muito barro, entre outras várias dificuldades que atrapalhavam as devoluções dos livros, nas datas certas, desse modo, era comum o constrangimento por levar broncas pelos atrasos.
Como eu já mencionei acima, na minha infância não tive acesso a muitos livros, mas a partir do momento que os acessei, tornei-me fã também da literatura infantil e incentivei muitas crianças à minha volta, a lerem, principalmente a minha filha.
Hoje, 18/04 é o Dia do Livro Infantil, em homenagem ao escritor José Bento Renato Monteiro Lobato, que nasceu nesta mesma data no ano de 1882. Monteiro Lobato, ficou reconhecido por sua literatura infantil, com obras como: “O Picapau Amarelo”, “Reinações de Narizinho” …
Logo abaixo, estão alguns dos livros infantis que mais gosto (mas a lista é enorme).
No dia 23/04, é o “Dia Mundial do Livro e Dos Direitos de Autor “, data escolhida pela Unesco em 1995, pelos nascimentos ou mortes de autores como: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Maurice Druon, Haldo K.Laxness, Josep Pla, Vladimir Nabokov…
Meus livros preferidos
COMENTE ALGUM LIVRO QUE VOCÊ MAIS GOSTA, OU RECOMENDE ALGUM PARA QUE SEJA MINHA PRÓXIMA LEITURA.