As cores como: olive oil, mango sorbet, orchid flower, atlantic blue e butter são as divulgadas como tendências para 2022, pela Coloro e a WGSN.
Estas cores são multissensoriais, ou seja elas têm o intuito de despertar todos os sentidos “adormecidos” durante a pandemia.
Cores 2022 e seus efeitos.
Butter: É um amarelo suave como o da “manteiga”, que aguça nossa memória gustativa, lembrando daquele pão com manteiga, que serviu de alimento e conforto no isolamento.
Esta cor transmite acolhimento, otimismo e receptividade, porém se usada por muito tempo, pode gerar agitação e até irritabilidade (efeito negativo da cor amarela).
Olive oil: Um tom de verde que associa-se a natureza, afim de nos reorientar para sentirmos a vida de novo.
Este verde equilibra, vitaliza e fortalece, modificando nossa postura perante às adversidades que possam surgir. Portanto, o olive oil também comunica indiferença, por sua rigidez inabalável.
Mango Sorbet: Esta mistura equilibrada do amarelo com laranja impacta por seu dinamismo e atitude, traz o ímpeto de atrevimento, e o que aproximaria pessoas poderá afastar, portanto use estratégicamente.
Atlantic blue: Serenidade e confiança são os pontos positivos desta cor, mas saber comedir é fundamental para evitar o comodismo e a frieza.
Orchid flower: Mexe no imaginário olfativo remetendo ao perfume das orquídeas; busca por positividade e interatividade pós isolamento pandêmico, pode parecer agressiva e descompromissada.
Very peri, eleita como a cor do ano 2022 pela Pantone
Very Peri: Um lilás criado pela Pantone, mistura do azul e do roxo-avermelhado, pensado para compreender a necessidade da liberdade, mas também da adaptção ao tempo do Metaverso.
Criativa e moderna, tão segura que poderá transmitir altivez e superioridade.
Neutros:
Considerados neutros como o preto, branco,,cinza, marrom e azul marinho, os coloridos olive oil e atlantic blue também fazem parte do time de cores que combinam com praticamente tudo.