Tie-dye é a técnica de amarrar e tingir para criar estampas individualizadas no tecido, com cores diferentes e em degradês.
Há relatos de que primeiramente, o tie-dye teria sido usado na era pré-colombiana, na Tailândia, Peru e depois disseminou-se e adaptou-se às culturas do Japão, Índia, África, Estados Unidos e assim popularizou-se pelo mundo todo, mas foi entre 1960 e 1970 que o tie-dye alcançou maior destaque, durante o movimento pela liberdade de expressão organizado pelos hippies, tendo um declínio nos anos seguintes, então saindo de cena. Ele ressurgiu de forma crescente em 2018 nas passarelas internacionais, nacionais e nas vitrines, garantindo-se como destaque nas coleções de verão 2020. Novamente em um período de “rebeldia”, em que discute-se a liberdade de expressão, a quebra de padrões pré-estabelecidos pela indústria da moda, preservação ambiental e o consumo mais consciente.
Antes, o tie-dye era feito somente artesanalmente ou seja, manualmente e com corantes naturais, como extratos vegetais de folhas, flores, frutos e raízes. Atualmente, passa também a ser feito industrialmente para atender a demanda do mercado, que tem popularizado a estampa cada vez mais, nos variados itens como:
tênis, mochilas, bolsas, lenços, vestidos, camisetas…
Sobre:
As técnicas usadas nos ties-dyes trazem características culturais de cada povo, por exemplo:
No Japão: o shibori é conhecido como a arte do inesperado e possui várias técnicas de tie-dye, o kanoko, miura, kumo, nui, arashi e itajime, cada técnica oferece uma arte diferente, mas todas consistem nos métodos de amarrar, dobrar, prender ou costurar antes de tingir todo ou parte do tecido e surpreender com estampas bem diferenciadas.
Arashi
Antes e Depois
Na Índia: o bandhani é a técnica que consiste em cobrir pequenos pedaços do tecido com linha, para criar desenhos e padrões geométricos a partir de pontilhados sequenciais (parecem nózinhos), permitindo a escolha da estampa antes do tingimento.
Bandhani
Antes e Depois
Na África: a técnica psicodélica garante estampas surreais com muita expressão, principalmente por suas cores em tons vibrantes.
O tie-dye era muito usado em looks casuais porque agradava adeptos dos estilos despojados,mas atualmente está conquistando aos estilos clássicos e compondo looks mais sofisticados.